domingo, 10 de junho de 2012

Entrevista: Com a palavra o Fisioterapeuta de Unidade de Terapia Intensiva



Como o fisioterapeuta atua na UTI adulto? 
Atua em conjunto com médicos, enfermeiros e psicólogos, compondo a equipe multidisciplinar. A fisioterapia respiratória é muito ampla na prática profissional e age no tratamento de pacientes com distúrbios pulmonares agudos ou crônicos, com auxílio de respiradores ou não e na prevenção de complicações pulmonares, alterações mecânicas e funcionais do sistema respiratório de pacientes cirúrgicos e clínicos.

Qual o papel do fisioterapeuta na admissão do paciente na UTI?
Cabe ao fisioterapeuta, adequar o suporte ventilatório necessário, através da instalação imediata ou não de oxigenoterapia e ventilação mecânica. Com isso, pretende-se evitar as complicações provenientes da restrição prolongada no leito, prevenir e tratar as complicações respiratórias e motoras em pós operatórios, dar apoio emocional, promover uma readaptação do paciente frente às incapacitações apresentadas a sua nova vida e proporcionar ao paciente o restabelecimento da saúde nas melhores condições possíveis para alta hospitalar.

Em que consiste o tratamento proposto?
Suas principais metas são: prevenir o acúmulo de secreções nas vias aéreas; favorecer a eficácia da ventilação; promover a limpeza e a drenagem das secreções; melhorar a resistência e a tolerância à fadiga, durante os exercícios e nas atividades da vida diária; melhorar a efetividade da tosse; prevenir e corrigir possíveis deformidades posturais, associadas ao distúrbio respiratório. São realizados exercícios respiratórios para desobstrução brônquica e expansão pulmonar como padrões respiratórios, manobras torácicas, associados ou não a incentivadores respiratórios e aspiração traquel, quando necessário. A cinesioterapia motora, importantíssima para os pacientes é constituída de exercícios passivos, ativos e resistidos para os membros superiores e inferiores. Além da fisioterapia respiratória e motora realizada duas vezes ao dia, o fisioterapeuta atua no posicionamento funcional no leito e no auxílio dos desmame da ventilação mecânica
  
Para quem destina? 
O perfil dos pacientes atendidos pela fisioterapia é bastante diversificado, abrangendo pacientes cirúrgicos e clínicos, das mais diversas especialidades neurológica, ortopédica, pneumológica, como por exemplo, pós-operatório de cirurgia cardíaca, acidente vascular encefálico, traumatismo craniano, trauma raquimedular, doença pulmonar obstrutiva crônica e pneumonia.
  
Quais aparelhos e técnicas utilizados?
Para atingir os seus objetivos o fisioterapeuta utiliza técnicas manuais e /ou instrumentais, o exercício motor e respiratório, o posicionamento no leito, a educação em relação à importância dessas técnicas e como realizá-las após alta hospitalar, quando necessário.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário